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ABIT: a Associação Brasileira da Indústria Têxtil

15 janeiro, 2016

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Para fortalecer o posicionamento da marca Abit no mundo da moda, workshops e gestão de linguagem foram realizados.

Contexto

A ABIT, uma das mais importantes associações empresariais do País, representa cerca de 33 mil empresas ligadas ao setor têxtil e à moda, que geram, juntas, um faturamento anual de US$ 53,6 bilhões.

Após a mudança de marca e de posicionamento, realizada para deixar a identidade da ABIT mais contemporânea e conectada com um setor em constante transformação, tornou-se necessário adaptar toda a linguagem de comunicação e do sistema de identidade visual para que, no dia a dia de feiras, eventos e materiais diversos de comunicação, de fato essa identidade se manifestasse.

Solução

Para engajar toda a equipe da ABIT e alinhar os diversos desejos e necessidades de cada área da Associação, decidimos iniciar o processo por meio de workshops de linguagem e posicionamento. Esse modelo de trabalho permitiu que todos contribuíssem, em um formato de cocriação. Todo o material gerado durante esse workshop foi organizado em books de linguagem de marca, que tratam do desenvolvimento de materiais gráficos, digitais, promocionais e espaciais.

Impacto

Os diversos stakeholders da ABIT, incluindo associados e consumidores finais, perceberam claramente a mudança de posicionamento e linguagem da marca. De posse desses books de linguagem, o gerenciamento da comunicação tornou-se mais fácil, aumentando a coerência entre as diversas manifestações de marca. Com uma linguagem mais contemporânea e proprietária, o engajamento continuado proporcionou orgulho e sentimento de pertencimento.